top of page

Como funciona o sistema fotovoltaico?


Um sistema fotovoltaico converte a luz solar em eletricidade por meio dos painéis solares, que são compostos por células fotovoltaicas. Essas células são feitas de materiais semicondutores, geralmente o silício, que possui propriedades especiais para captar a luz solar e transformá-la em energia elétrica.

Quando os raios solares atingem as células fotovoltaicas dos painéis solares, ocorre o chamado efeito fotovoltaico. Esse efeito faz com que os elétrons presentes no material semicondutor ganhem energia suficiente para se moverem, criando uma corrente elétrica contínua. Essa corrente é então captada pelos fios conectados às células fotovoltaicas.

Ele é composto por várias partes que funcionam em conjunto para converter a energia solar em eletricidade utilizável.

Painéis Solares: Os painéis solares são compostos por células fotovoltaicas, que absorvem a luz solar e a convertem em eletricidade. Cada célula fotovoltaica produz uma pequena quantidade de energia, mas quando várias células são conectadas em série e em paralelo em um painel, elas geram uma quantidade significativa de eletricidade.

Inversor: A eletricidade gerada pelos painéis solares é em corrente contínua (CC), mas a maioria dos aparelhos e sistemas elétricos em casas e empresas funciona com corrente alternada (CA). O inversor é responsável por converter a corrente contínua em corrente alternada, tornando-a compatível com os dispositivos elétricos.

Sistema de Armazenamento de Energia (Opcional): Alguns sistemas fotovoltaicos incluem sistemas de armazenamento de energia, como baterias, que permitem armazenar o excesso de eletricidade gerada durante o dia para uso posterior, especialmente durante a noite ou em dias nublados.

Medidor Bidirecional: Em muitos países, os sistemas fotovoltaicos estão conectados à rede elétrica pública. Nesses casos, é comum ter um medidor bidirecional instalado. Esse medidor registra a quantidade de eletricidade que o sistema fotovoltaico gera e também a quantidade de eletricidade consumida da rede elétrica. Se o sistema fotovoltaico gerar mais eletricidade do que o consumido, o excesso pode ser injetado na rede elétrica, gerando créditos para o proprietário do sistema.

Monitoramento e Controle: Muitos sistemas fotovoltaicos têm sistemas de monitoramento que permitem ao proprietário acompanhar o desempenho do sistema, como a quantidade de energia produzida e consumida. Além disso, alguns sistemas possuem recursos de controle, como rastreamento solar automatizado, para otimizar a eficiência e o desempenho do sistema.

É importante ressaltar que a eficiência do sistema fotovoltaico depende de fatores como a quantidade e qualidade da luz solar, inclinação e orientação dos painéis solares, além da capacidade de armazenamento das baterias, quando presentes.

Também a instalação de um sistema fotovoltaico requer conhecimento especializado e exige permissões e regulamentações específicas, dependendo da região. Recomenda-se sempre contar com profissionais qualificados para projetar, instalar e manter o sistema fotovoltaico

 

Aproveite e faça seu orçamento gratuito e saiba como investir em energia solar. Nos acompanhe nas redes sociais: @tagenergy_

Yorumlar


bottom of page